terça-feira, 14 de abril de 2009

RP NO GERENCIAMENTO DE CRISES

A contribuição de um Relações Públicas no Gerenciamento de Crises de uma empresa hoje em dia é inquestionável, porém, pouco reconhecida pela população. Um plano de administração de crises geral desenvolvidos por esses profissionais tem como objetivo reduzir danos causados pela crise por meio de uma estratégia de comunicação utilizando a mídia para amenizar o estrago cometido.

O trabalho de comunicação de crises é atualmente é dividida em duas partes: a preparação e a reação. Ao se preparar para enfrentar uma crise a empresa necessitará preparar um plano de comunicação de crises e com uma equipe altamente preparada para executá-lo. Com um plano bem executado e dentro da teoria de gerenciamento é provável que a empresa reaja à crise rapidamente, tome medidas imediatas para controlar os fatos na mídia para que seja conquistada novamente confiança e a satisfação do seu público.

Função Estratégica (teoria do gerenciamento)

• Definem a razão da organização e como ela deve se posicionar perante a sociedade em curto, médio e longo prazo.
• Abrem canais de comunicação que construam sua credibilidade. Valorizam a dimensão social da organização.
• Identifica oportunidades e ameaças do negócio da empresa e propõe ações inovadoras de inter-relacionamentos.
• A questão estratégica está diretamente ligada ao planejamento.

Um exemplo de um bom gerenciamento de crises foi da empresa TAM que em 2007 sofreu uma catástrofe aérea com o vôo 3054 deixando mais de 200 pessoas mortas incluindo famílias inteiras e etc. Após dois anos da tragédia e sem o caso resolvido perante a justiça, a população após pesquisas de opinião não deixou de viajar com a companhia apesar de saber do caso que houve grande repercussão no mundo inteiro. Um caso de sucesso e competência dos profissionais de Relações Públicas da empresa.


Imagens do acidente:

http://www.youtube.com/watch?v=POmeTLgCbmI

Nenhum comentário:

Postar um comentário